terça-feira, 12 de junho de 2012

Arroz de sardinhas

Estamos em época de santos populares.Para comemorar esta ocasião,fiz esta receita de arroz de sardinhas para o meu pai,que é o unico apreciador de sardinhas cá em casa.Eu, o meu marido e a minha filha preferimos um bom carapau.Mas faço sardinhas de vez em quando para o meu pai matar as saudades por assim dizer.4 sardinhas limpas
2 a 3 colheres de sopa de polpa de tomate
1 pimento vermelho de tamanho médio
1 cebola média picada
300gr de arroz
6 chávenas de água morna
0,5dl de azeite
sal q.b
Cortar as sardinhas ao meio na diagonal e temperar com um pouco de sal.Reservar.Arranjar o pimento,limpando-o de sementes,lavando-o e cortando em cubos ou tiras.Descascar e picar a cebola e refogar num tacho com o azeite.Deixar alourar um pouco e adicionar a polpa de tomate.Mexer bem em lume brando,para não pegar e adicionar o pimento,deixando amolecer um pouco.Deixar cozinhar um pouco e adicionar a água morna.Temperer de sal e deixar ferver.Juntar então o arroz e deixar cozer cerca de 10 minutos,mexendo de vez em quando.A meio do tempo,envolver as sardinhas,sem mexer muito para não se desmancharem.Rectificar os temperos se necessário.Desligar o lume e deixar cozinhar um pouco ao vapor para que as sardinhas acabem de cozer e deêm um pouco do seu sabor ao arroz.Pode acompanhar-se com uma salada mista ou de pimentos,e servir-sepolvilhado com um pouco de salsa picada.Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário