quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Tarte de amêndoa

Esta é uma das receitas que mais gosto de fazer e comer.É a receita da mesma tarte de amêndoa que o meu pai fazia para vender para fora e um dos bolos com mais saída em especial nas épocas festivas.E quantas vezes eu ajudava o meu pai a fazer a cobertura destas tartes,era uma tarde inteira a fazer uma  quantidade enorme de tartes ás quatro de cada vez.
Vêm me sempre boas memórias cada vez que faço uma tarte de amêndoa e também saudades de tempos que já não voltam mais.O meu pai chegou a provar esta receita feita por mim,mas como sempre dizia,não dizia se gostava ou não,dizia que se comia.Mas acho que no fundo, era o modo dele de dizer que gostou.




Ingredientes
200 gr de farinha
100 gr de açúcar
100 gr de manteiga
2 ovos inteiros
1 colher de chá de fermento

Bater bem a manteiga amolecida e mistura-se bem com o açúcar.Deve ficar uma mistura esbranquiçada.Adicionam-se os ovos batendo sempre.Por fim envolve-se a farinha com a colher de fermento.Untar uma forma frisada de tartes com manteiga e colocar a massa dentro.Cozer cerca de 15/20 minutos até alourar.

Ingredientes para a cobertura
100 gr de amêndoas palitadas ou laminadas
100 gr de açúcar
125 gr de manteiga
3 colheres de sopa de leite

Num tacho colocar as amêndoas,o açúcar e a manteiga e levar a lume brando mexendo sempre para envolver tudo e a manteiga derreter lentamente.Quando começar a querer dourar,adiciona-se o leite e envolve-se bem.Deverá ficar semelhante a um caramelo com amêndoas.Colocar sobre a base da tarte e volta ao forno para dourar mais um pouquinho.
Bom apetite!



Aqui servi acompanhada da bebida Caramel macchiato Chilled classics da Starbucks. Combinou muito bem,mas de um modo geral todos os outros sabores também combinam,da´ter sido uma escolha um pouco difícil.






1 comentário:

  1. Deve ser fantástica!
    Bom fim-de-semana!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar