Tenho visto em vários grupos de culinária dos quais faço parte,que ainda muitas pessoas têm dificuldade em cozinhar alheiras,de modo a saírem direitinhas e perfeitinhas .Por isso resolvi partilhar convosco,o modo como faço as minhas alheiras,antes de cozinhar e como ficam depois de prontas e muito raramente corre mal.
Sou filha de uma transmontana,não de Mirandela,mas de Chaves,por isso alheiras nunca faltaram em casa.Infelizmente não sei como ela as cozinhava,pois perdi a minha mãe aos 7 anos e por isso ela não teve tempo de me ensinar os seus segredos culinários.
De inicio aprendi com o meu pai.o modo que geralmente as pessoas fazem,e talvez por isso fiquem todas desmanchadas,que consiste em tirar da embalagem,cortar á volta e vai directamente para o óleo na frigideira.Mas não fazia muita vez,pois para mim era uma autêntica bomba para o estômago,fazia-me imensa azia e mal estar.Por isso,apesar de gostar pouca vez comia,por medo de me cair mal.Até que aprendi já mais adulta,com uma tia paterna do pai dos meus filhos,ela sim transmontana de Mirandela a fazer as alheiras deste modo.E desde então nunca mais tive problemas de estômago,nem alheiras rebentadas.
O modo como ela me ensinou,consiste em retirar as alheiras da embalagem entre dois a quatro dias antes de cozinhar e deixá-las secar durante esses dias penduradas,para perder um pouco a humidade que costumam trazer.Penduro-as normalmente perto do fogão e vou virando se ficarem encostadas á parede.Estas que vêm na foto acima estiveram três dias a secar e estavam assim antes de as cozinhar.
Se estiver mais calor,mais depressa irão secar.
Na altura de cozinhar,limpo-as com um pano húmido,pois podem ganhar pontinhos brancos por estarem ao ar,seco bem,e corto em volta com uma tesoura,como mostro na foto.
Depois frito-as em óleo quente,não mergulhadas,coloco só um pouco de óleo numa frigideira anti-aderente e deixo cozinhar de cada lado,virando com ajuda de uma espátula de buracos anti-aderente.A tia do pai dos meus filhos,nem usava óleo,colocava as alheiras numa frigideira anti-aderente sem nada,tipo como se as grelhasse numa chapa lisa.Eu gosto mais de as fazer com um pouco de óleo e depois retiro da frigideira e coloco sobre papel absorvente para que escorram um pouco antes de as empratar.
E gosto de acompanhar as alheiras assim,com batata cozida,ovo estrelado e couve,pois não sou muito amiga de grelos.
E é este o meu segredo,para as minhas alheiras saírem sempre bem.Espero que gostem e experimentem.
Bom apetite!
Eu faço sempre no forno sem gordura nem nada (pois ela vai soltar muita gordura) e depois sirvo com batata frita e um ovo estrelado!
ResponderEliminarBeijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/