segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Salsichas com couve lombarda gratinadas

Para muita gente,quando se fala em salsichas com couve lombarda,vem logo á memória as salsichas enroladas em couve lombarda,estufadas em molho de tomate e servidas com arroz branco.Mas para mim não é assim.Desde cedo aprendi com a minha madrinha,com quem dei os primeiros passos na cozinha,a fazer as salsichas com couve lombarda deste modo,fritas e enroladinhas na folha da  couve lombarda cozida,colocadas num pirex e cobertas com um molho branco que se faz a partir do molho da fritura das salsichas e por fim levadas ao forno a gratinar.É uma optima receita,não só para a quadra festiva,como para fazer em jantares de convivio de amigos,como a minha madrinha tanta vez fazia.É super delicioso,experimentem que vão gostar.




Ingredientes
8 salsichas frescas
10 folhas de couve lombarda
sal q.b
2 colheres de sopa de farinha
500 ml de leite
noz moscada q.b
2 colheres de sopa de manteiga
queijo mozarella q.b
Levam-se as folhas de couve lombarda bem lavadinhas a cozer em água abundante temperada de sal e quando começar a ferver cozem por 10/15 minutos.Retira-se e escorre-se num escorredor e reserva-se.
Picam-se as salsichas e fritam-se em lume brando na manteiga,virando e picando de vez em quando para que libertem a água que possam ter dentro.Reservar as salsichas.
Num tacho adicionar a farinha e o leite á temperatura ambiente,mexendo com umas varas para não ficar com grumos.Junta-se então o molho onde se fritaram as salsichas e tempera-se de sal e um pouco de noz moscada.Leva-se a cozinhar em lume brando mexendo sempre até começar a ferver e engrossar um pouco.Retirar do lume e reservar.
Enrolam-se as salsichas nas folhas de couve e dispõem-se num pirex para ir ao forno.Cobre-se com o molho e polvilha-se com queijo mozarella ralado a gosto.Aquece-se o forno a 180ºC e coloca-se a gratinar por 10/15 minutos ou até estar douradinho.
Retirar e está pronto a servir.Bom apetite!



Pode utilizar-se molho béchamel de compra,mas o sabor não será igual pois o molho de fritar as salsichas é que torna este molho branco delicioso.
Também não utilizo natas,faço exactamente do modo que a minha madrinha me ensinou.
Atenção se utilizarem uma patusca/clotche como eu,têm de estar sempre a olhar pelo gratinado para que não escureça demais rápidamente,pois este tipo de fornos aquece mais rápidamente




1 comentário:

  1. Que bom aspecto!
    Beijinhos e um Santo e Feliz Natal,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar