sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Frango festivo

Costumo fazer muita vez esta receita,que tirei de uma revista de culinária,porque para além de cá em casa não sermos muito fãs do tradicional peru recheado,que provei uma vez e achei muito seco,também é muito mais económica do que o dito peru.É igualmente recheado,podendo usar-se vários recheios,mas deixo aqui aquele que mais gosto de fazer e que penso que até os miúdos vão aceitar bem.Afinal quem não gosta de carne picada?
Podem fazer esta receita em outras ocasiões,outros dias de festa,mas na altura do Natal é que gosto mais de a fazer.




Ingredientes 
recheio
1 cebola
1dl de azeite
300 gr de carne picada
2 colheres de sopa de polpa de tomate
2 dl de vinho branco
100 gr de ervilhas
100 gr de milho cozido

1 frango
sumo de 1 limão
2 dl de vinho branco
1 colher de sopa de pimentão doce
4 dentes de alho
1 dl de azeite
sal,pimenta e alecrim q.b
mistura de legumes para saltear
500 gr de batatinhas novas

Começa-se por se fazer o recheio.Refoga-se a cebola picada no azeite até ficar ligeiramente dourada.Adiciona-se então a carne picada.Tempera-se de sal e pimenta,mexe-se e deixa-se refogar um pouco.Adiciona-se então a polpa de tomate e o vinho branco.e deixa-se cozinhar por 10 minutos em lume brando.Passado esse tempo envolvem-se as ervilhas e coze mais 5 minutos.Por fim envolve-se o milho cozido e retira-se do lume.
Liga-se o forno a 180ºC.Arranja-se o frango,tirando as gorduras em excesso,a ponta das patas e das asas.Tempera-se por dentro com o sumo de limão e sal.Recheia-se o frango com o recheio de carne picada e fecha-se a abertura do frango com palitos.Ata-se o frango prendendo as pernas ao peito com um fio de cozinha e coloca-se no tabuleiro.
Tempera-se com sal,vinho,pimentão doce e o alho picado.Colocam-se as batatinhas lavadinhas em volta,rega-se tudo com o azeite e assar durante 50 minutos.
Salteiam-se a mistura de legumes numa frigideira com dois alhos picados e azeite e servem-se com o frango e as batatinhas.
Bom apetite!


Sem comentários:

Enviar um comentário