sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Aletria

Esta é uma receita que nunca pode faltar á nossa mesa nesta quadra festiva.E é deliciosa.Ao contrário de outras receitas eu não uso gemas de ovos,nem nesta receita nem na receita de arroz doce,pois nunca me saiam bem.Assim,aprendi com uma tia do pai dos meus filhos,com quem também aprendi algumas coisas e a mesma que se surpreendeu por eu só usar feijão enlatado,a utilizar ou pudim ou leite creme instantâneo e assim tem me corrido sempre bem.





Ingredientes

1 litro de leite
300 gr de aletria
casca de um limão
1 pau de canela
1 colher de sopa de manteiga
6 colheres de sopa de açúcar
2 dl de leite morno
2 saquetas de pudim flan ou baunilha ou leite creme instantâneo.
canela em pó q.b
Num tacho coloca-se a aletria partida com a mão,e o leite e deixa-se amolecer por cinco minutos.Mexe-se um pouco,ao fim desse tempo para soltar do fundo do tacho,e adicionam-se a manteiga,a casca de limão e o pau de canela.Leva-se ao lume,brandinho,mexendo de vez em quando para que não pegue.Á parte mistura-se o pudim ou leite creme instantâneo com o restante leite morno e reserva-se.
Deixa-se a aletria levantar fervura,e adiciona-se o açúcar.Envolve-se então a mistura do pudim ou leite creme com o leite e mexe-se bem para não ficar com grumos.Deixa-se voltar a levar fervura e engrossar um pouco.Se necessário adiciona-se mais um pouco de açúcar.
Retira-se do lume e colocam-se em taças de servir e deixa-se arrefecer.Depois de frio polvilha-se com canela a gosto e vai ao frigorífico até servir.
Bom apetite!





Sem comentários:

Enviar um comentário