quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Arroz de frango no forno

Comecei a fazer esta receita de arroz de frango deste modo por dois motivos.Primeiro porque sempre que via fotos de arroz de frango no forno com o arroz amarelinho e as pernas do frango douradinhas por cima,ficava com imensa vontade de experimentar,e em segundo porque baseei esta receita na receita do arroz de pato que o meu pai me ensinou.Mas como sabemos,o pato é um pouco mais caro,e então e como todos adoram este prato cá em casa resolvi fazer com frango,o que o torna assim um prato um pouco mais económico.
Faço este prato não só em ocasiões festivas,como também para refeições entre amigos ou para as refeições do dia a dia,e é sempre um sucesso garantido.



Ingredientes
1 frango médio
3 chávenas de arroz
meio chouriço
1 cubo de caldo knorr
meia cebola
sal e açafrão em pó qb
2 gemas batidas

Começa-se por cortar o frango em 4 partes,lavar e colocar numa panela com a cebola picada,o cubo de caldo Knorr,sal e açafrão em pó a gosto dependendo se querem que o arroz fique mais ou menos amarelo e cobre-se a carne com água.
Deixa-se levantar fervura e coze por 30 a 40 minutos.Findo esse tempo,retira-se o frango e o chouriço para um tabuleiro,para que arrefeçam e utiliza-se a mesma água para cozer o arroz por 10 minutos.Se necessário tempera-se com um pouco mais de sal.
O arroz deve ficar soltinho depois de escorrido num escorredor para retirar toda a água.Desfia-se e dessosa-se o frango,reservando as pernas e asas inteiras,e reserva-se.
Num tabuleiro ou pirex,coloca-se metade do arroz,o frango desfiado no meio e o restante arroz a cobrir.Por cima colocam-se as pernas e asas ereservadas e o chouriço cortado ás rodelas.Pincela-se tudo com gemas batidas e vai ao forno cerca de 15 minutos ou até ficar douradinho por cima.
Serve-se acompanhado de uma salada simples ou mista.
Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário