domingo, 10 de novembro de 2019

Clotche ou patusca, a amiga da Mestre Cuca

Todas nós cozinheiras temos, nas nossas cozinhas instrumentos que são essenciais para a confecção dos nossos cozinhados ser perfeita.
Eu não utilizo bimbys,pelo menos por enquanto,bem que gostava mas não tenho possibilidade,mas tenho outros instrumentos na minha cozinha que são preciosos auxiliares na confecção das minhas receitas.
Um deles é a minha patusca ou clotche como costumam chamar,que conheço desde a minha infância através da minha madrinha,que foi também uma das minhas professoras nas artes culinárias.Com ela aprendi a utilizar este forno eléctrico,que sempre achei muito útil,pois poderia fazer coisas no forno,sem precisar de utilizar o forno da fábrica do meu pai,no qual não sabia e até tinha medo de mexer.
Com a patusca não só fazemos assados,como bolos, pudins,torradas,pizzas,gratinados e até já estrelei ovos,apesar não ter apreciado muito pois pareciam borracha.Acho que prefiro antes o ovo estrelado na frigideira.
Mas voltando á minha amiga patusca,tem sido desde sempre um elemento essencial na minha cozinha e já tive umas quatro ou cinco,pois vou tentando sempre substituir á medida que é necessário.Três comprei e duas foram-me oferecidas,pois nem toda a gente gosta de utilizar uma patusca e já é um electrodoméstico antigo.
O único inconveniente que vejo,não,não é a conta da luz,pois também não uso todos os dias,é não podermos regular a temperatura como num forno normal,e por isso temos de estar muito atentas para que as coisas não queimem por calor a mais,e estar sempre vigilantes quando a usamos.Normalmente uso um temporizador para controlar o tempo,mas também vou sempre espreitando,principalmente naqueles pratos que exigem menos tempo de cozedura.
Sabem que até molotovs já fiz na minha clotche?Só tive que ter mais cuidado por cima,pois como crescem muito ficam junto á resistência e não posso deixar muito tempo para não queimar e dar mau gosto ao pudim.E deixo arrefecer o molotov dentro da clotche semi-aberta para não descer com a diferença de temperatura,colocando uma colher de pau entre a parte de cima da clotche e a forma.Talvez não fiquem tão grandes como os comprados nas pastelarias ou feitos no forno normal,mas são igualmente deliciosos
Podem encontrar-se patuscas,ou clothes por aí á venda nas feiras, e em hipermercados e o preço varia conforme o tamanho.Aqui a Mestre Cuca não prescinde da sua,e enquanto cá estiver a minha patusca também estará.


1 comentário:

  1. Só bem à pouco tempo, é que fiquei a saber o nome desse acessório de cozinha. Pois NÃO SABIA que era esse o verdadeiro nome :)
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar