sábado, 26 de outubro de 2019

Como começou a Mestre Cuca

 Hoje andei por aqui a pesquisar o meu blogue,e acabei por me dar conta,que apesar de já ter este cantinho já há cerca de sete anos,nunca vos dei a conhecer como descobri este meu dom.Filha de dois excelentes pasteleiros,e cozinheiros também,cresci familiarizada com os cheiros e aromas dos cozinhados e bolos acabados de fazer dos meus pais.As reviravoltas da vida,acabaram por levar a minha mãe que partiu tinha eu 7 anos,e assim acabei por ser criada pelo meu pai,que foi meu pai e minha mãe e foi também o meu primeiro professor nas artes culinárias.Ele e a minha madrinha de baptismo,que me ensinou algumas das primeiras coisas básicas.Sempre gostei de mexer na comida,adorava surripiar as cenouras á minha mãe quando ela as descascava para a sopa,e mesmo já mais velha gostava de tocar nos ingredientes,carne ,peixe,hortaliça e sempre adorei o cheirinho da cebola e do alho a refogar.A primeira vez que fiz alguma coisa sozinha foram uns ovos mexidos,pois via tanto nos livros aqueles pequenos almoços com torradas,café com leite,ovos mexidos,que fiquei com vontade de experimentar.Os ingredientes necessários não faltavam em casa.E assim a Mestre Cuca fez o seu primeiro prato,e que bem que soube.
Daí para a frente,e com a ajuda dos livros de receitas da minha mãe,não só os que vêem abaixo,também tinha o Pantagruel,e com alguma orientação do meu pai comecei a ir aprendendo,seguindo os passos dos livros,fazendo algumas asneiras pelo caminho -tipo achava que a polpa de tomate é que dava cor alaranjada á sopa e vai de colocar na receita.Claro que ficava um pouco estranho.Os anos foram passando e na esperança de aprender algo mais sobre culinária,aquelas coisas que normalmente aprendemos com as nossas mães,como arranjar peixe,escolher a melhor hortaliça,etc,decidi inscrever-me num curso de cozinha e foi o que fiz quando surgiu a oportunidade,inscrevendo-me num curso de cozinha que era uma parceria do centro de emprego e formação profissional e da Escola de Hotelaria do Estoril.Durou cerca de quatro meses,mas apesar de aprender algumas coisas interessantes,não era bem o que pretendia pois eram técnicas para quem trabalhava em cozinhas de hotel e restaurantes e não tipo caseiro como pretendia.Aprendi a arranjar peixe,mas era um salmão enorme,não os peixes que consumimos em casa por exemplo.O que queria aprender no curso,acabei mais tarde por aprender com o pai dos meus filhos e com uma tia dele.Nunca mais me esqueço a cara que certo dia  a tia paterna dele me fez,quando me pediu para arranjar feijão para cozer e eu lhe disse que não sabia,pois quando comia feijão era o enlatado,kkkk.E assim comecei a cozinhar de tudo um pouco.Continuei a cozinhar como sempre fiz,seguindo também o meu instinto e sempre pedindo orientações ao meu pai,até ao final dos seus dias.Sei que ele gostava muito dos meus cozinhados,mas nunca o admitia,dizia sempre que se comia,nunca que estava bom ou mau.nunca quis trabalhar em cozinha pois acho muito stressante para mim,e sinto-me mal em ambientes fechados e quentes pois sou asmática.Gosto de cozinhar com calma,sem pressas,sem barulhos,só o som da musica e sobretudo com muito amor esse sim o principal ingrediente da Mestre Cuca
A Mestre Cuca nasceu de um projecto que eu tive de cozinhar ao domicilio,projecto esse que não obteve sucesso,pois talvez por receio de terem uma pessoa estranha em casa,as pessoas não aderiram.Mas mantive o nome,e quando começei a perceber um pouco destas coisas da internet criei este cantinho,e a minha página de facebook onde partilho convosco as minhas receitas.Se quiserem experimentar que a Mestre Cuca vá cozinhar a vossa casa,e estejam aqui na zona da Torre em Cascais estão há vontade.

Sem comentários:

Enviar um comentário