segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Sopa de grão

Os dias já começam a estar mais frios  e uma sopinha já começa a saber muito bem para nos aquecer por dentro.Gosto muito de fazer esta sopa,uma das preferidas da minha piolha. E é uma receita sempre bem aceite pela família em geral.




Ingredientes
1 lata de grão 520 gr
4 batatas médias
meia cebola
2 cenouras
meia couve coração ou repolho
1 alho francês- parte branca
água morna q.b
1 cubo de caldo knorr de legumes
sal q.b
1 dl de azeite
Descascar as batatas,lavar e cortar em cubos.Descascar e cortar também em cubos uma das cenouras.Reservar.Num tacho alto colocar o azeite e refogar a cebola picada grosseiramente e o alho francês cortado em rodelas e bem lavadinhos. Deixar refogar em lume brando mexendo sempre para não pegar.
Adicionar então as batatas e a cenoura cortada em cubos e deixar refogar mais um pouco.Junta-se o cubo de caldo knorr e cobre-se a mistura com a água morna.Deixa-se ferver e cozer cerca de 25/30 minutos.
Entretanto lava-se a couve e corta-se em juliana,e descasca-se a cenoura e corta-se em meias luas finas.Reservar.
findo o tempo de cozedura dos legumes,adiciona-se então metade do grão,previamente escorrido,e ferve mais uns 5 minutos.
Retira-se então do lume,passa-se bem com a varinha mágica para ficar um creme e volta para o lume.
Deixa-se levantar fervura e adicionam se a couve e a cenoura.Coze mais uns 15 a 20 minutos até a couve estar cozida e adiciona-se o restante grão.Temperar de sal a gosto,deixar ferver um pouco e está pronto.
Bom apetite!

Para quem gostar,pode adicionar á sopa uma mão cheia de cotovelinhos,ou outro tipo de massinhas,deixar ferver e apagar para que a massa coza com o calor da sopa


Sem comentários:

Enviar um comentário