terça-feira, 31 de maio de 2016

No ultimo dia 17 de Maio,celebrou-se o World Baking Day.E para celebrar este dia a Mestre Cuca não podia deixar de fazer um bolito cá em casa,como sempre faço todos os anos neste dia.Como adoro chocolate e utilizando a receita que faço para os brownies de chocolate,que é aquela que acho mais deliciosa,fiz um bolo brownie de chocolate.Devo dizer-vos que ficou bastante guloso.Tanto que a primeira vez que a fiz,quando acabou o bolo,fiquei logo com vontade de fazer outro.Mas resolvi esperar por este dia para o fazer,e também para acalmar a guloseima ao pessoal cá de casa.



Bolo brownie de chocolate
  • 2oo gr de chocolate em tablete
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 6 ovos
  • 6 colheres de sopa de açúcar
  • 200 gr de farinha
Separam-se as gemas das claras.Parte-se o chocolate em pedaços e leva-se a derreter com a manteiga no microondas por 1 minuto.Retirar e mexer bem para ficar bem derretido.Bater as gemas com o açúcar ate ficar um creme esbranquiçado.Adicionar o chocolate derretido com a manteiga e envolver bem.Bater as claras em castelo.Adicionar a farinha peneirada,alternando com as claras em castelo e envolver sem bater. Dispor a massa numa forma muito bem untada com manteiga.Cozer em forno pré aquecido a 180ºC por 35 minutos.Retirar do forno,deixar arrefecer e desenformar.Bom apetite!

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Olá a todos.Já há uns tempos que A Mestre Cuca tem estado "desaparecida" por motivos técnicos por assim dizer,pois estive muito tempo sem internet e computador  e pelo telémovel não é fácil cá vir publicar.
Decidi agora que as coisas melhoraram um pouco porque entretanto mudei de casa,algo porque esperei sete anos e que finalmente se realizou,e também já tenho uma melhor aprendizagem destas coisas pois fiz um curso de informática,voltar novamente a escrever as minhas receitas neste blog.Espero que gostem deste meu regresso.
Para este meu regresso,escolhi para vocês uma receita que aprendi num workshop de culinária ,que costumo frequentar de vez em quando agora que vim viver para Cascais. Nesses workshops,aprendemos sempre novas receitas,mais saudáveis e económicas.E trouxe de lá esta ideia.




Delicia de queijo quark e iogurte grego


Ingredientes:
  • 2 embalagens de queijo quark (Lidl)
  • 1 pack de 4 iogurtes gregos de sabor a gosto (eu escolhi morango)
  • 1 lata de leite condensado pequena
  • 1 pacote e 1/2 de bolacha Maria moída
  • Morangos q.b para decorar,ou outra decoração a gosto
Numa tigela adicionar o queijo quark com o leite condensado e envolver bem.Para quem não goste da acidez no sabor do queijo pode adicionar a raspa e sumo de 4 limas.Pessoalmente não adicionei este ingrediente,não só porque não achei necessidade ao sabor,como não achei que combinasse com o sabor do iogurte grego que escolhi.Reservar.

Em outra tigela,colocar o conteúdo das caixinhas de iogurte,envolver e reservar.Numa taça grande dispôr uma camada de bolacha Maria moída,creme de queijo,bolacha Maria moída,iogurte e Bolacha Maria.Colocar sempre por esta ordem até terminarem os ingredientes,sendo o ultimo bolacha Maria.Decorar a gosto.Eu decorei com morangos.Servir bem fresquinha.Bom apetite!